Como habilitar o “cubo” nos Efeitos da Área de Trabalho no Feisty

Áreas de Trabalho em CuboHoje sanei uma dúvida minha sem mesmo ir atrás disso. Através do feed do Planet Ubuntu, recebi esse post que diz como habilitar o cubo nos Efeitos da Área de Trabalho.

Para quem estiver sentindo que perdeu uma parte do filme, deixe eu explicar… No Ubuntu 7.04 (The Feisty Fawn, ainda beta) existe um aplicativo chamado “Efeitos da Área de Trabalho” (que pode ser acessado através do menu Preferências > Efeitos da Área de Trabalho). Com ele é possível habilitar Efeitos 3D (leia-se compiz) com simples cliques do mouse.

Ainda é uma versão experimental, muita coisa ainda está sendo disponibilizada dessa forma. Se quiser algo mais brutal, procure sobre como instalar o beryl

Notícia interessante: talvez logo haja uma fusão entre o compiz e o beryl, o que seria algo super… O compiz é mais estável, enquanto o beryl tem os efeitos mais legais… Que tal??

Voltando ao assunto, existe a opção de habilitar o cubo, porém este não estava funcionando. Segundo o post, para fazer com que funcione corretamente basta digitar as seguintes linhas no terminal:

gconftool-2 --type int --set /apps/compiz/general/screen0/options/hsize 4
gconftool-2 --type int --set /apps/compiz/general/screen0/options/number_of_desktops 1

Ou, de forma gráfica, abra Aplicações > Ferramentas do Sistema > Editor de Configurações (ou ainda Alt+F2 e digite “gconf-editor”), vá em apps > compiz > general > screen0 > options e mude as opções:

  • hsize para 4
  • number_of_desktops para 1

Mais informações em bug #89786 in desktop-effects.

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

22 opiniões sobre “Como habilitar o “cubo” nos Efeitos da Área de Trabalho no Feisty”

  1. olá andré,

    estava com um probleminha com o xgl/beryl no debian etch numa lanhouse e preparei um script de instalação dele para ele.

    se vc quiser, dpois coloco aqui.

    []’s cunhado querido.

  2. mto bom…. vlw mesmo
    ainda naum tinha conseguido configurar o compiz no feisty…

    um gde abraço.. excelente dica… ainda espero que a versão final venha redonda… mas até agora toh muito feliz com o feisty…

  3. nao existe “Aplicações > Ferramentas do Sistema > Editor de Configurações” no meu Ubuntu! Mas deu certo pelo comando gconf-editor!

  4. Olá George,

    Realmente não está aparecendo o atalho por padrão, mas dá pra ativar em Sistema > Preferências > Menu Principal.

  5. Minha placa de vídeo é uma ATI Radeon Xpress 200 Series, posso ativar sem medo?

  6. Entao, estou com uma grande duvida.
    instalei o beryl e o emerald-themes. estava funcionando tudo bunitinhu..
    todos os efeitos e o cubo tambem
    mas quando eu reinicie o meu pc. eu perdi todas minhas configuracoes..
    e nao consigo fazer funcionar dinovo
    help-me

  7. Baixei e instaley o Beryl, mas não sei como começar a vê-lo! Não ficou nenhum icone de diamante para a [email protected] O que devo fazer, amigo André Noel?
    Abs.

  8. Evandro, instale os pacotes beryl-ubuntu e beryl-manager no Feisty, daí o gerenciador do Beryl vai aparecer em Aplicações > Ferramentas de Sistema.

    Abraços.

  9. André, agora eu estou vendo o beryl-manager aqui no feisty e já está no Aplicações > Ferramentas de Sistema. Tenho receio de clicar lá e dá galho! O driver da placa estaá como VESA(genérico), pois estou usandoi uma randeon 200 Xpress onboard.
    Abraço,

  10. Preciso desabilitar os efeitos da area de trabalho pelo tty pq o cubo deu problemas ao iniciar e nao tenho como desabilita-lo no modo grafico

  11. Parabéns pelo post, aqui funcionou legal!!

    Coloquei um post na minha página fazendo referência para a sua.

    Valeu!!

  12. Fala Galera … eu adorei o uso do desktop effects do Ubuntu porem as aplicacoes Java que eu tenho usado não funcionaram mais após eu habilitar os effects … vcs perceberam algo com este comportamento?

  13. qual e o comando pra “girar” o cubo, eu fiz td ai ja esta o Hsize 4 e o numberdesktop 1 so q ate agora nao sei fazer o raio do cubo!!!!

    galera ajude um pobre leigo e contribua pro criança esperança!! rsrs.
    vlw.

  14. e se nao for incomodo, como instalo o adobe flash player ou macromidia flash player ?!?! minha versao e o 64 bits.
    vlw,

  15. Para girar o cubo use CTRL + ALT + SETA (direita ou esquerda) Arrastando uma janela para os lados fará com que o cubo mova-se também. Nota 10 o artigo!

  16. Ola sou novo no mundo linux mais estol a fim de aprender agora uma das minhas muitas duvidas e se eu usasse determinado programa no windows_xp no caso eu não poderia passar ele pro linux esso programa acredito que não tenha versão pra linux intao tem algum jeito de instalar wo tem que procurar semelhantes a ele que rodem no linux ?

    e sobre a área de trabalho 3D precisa-se de placa de vídeo pra rodar ?

    O linux instala todos os driver do meu computador ? ( tipo placa de som , placa de rede, GF que a pessoa posa ter ele instala eles sozinho ?

    Se não for pedir muito pra quem sabe pelo menos bem mais que eu nessa área fazer uma vídeo aula .. não so pra min mais pra todos que estão iniciando nesse mundo linux ( em português )

  17. Bom gente que não for exploração da minha parte tenho mais duvidas sim ..

    No Windows eu costumava a guarda os meus arquivos dentro de pasta que que eu tenha feito ow a “ Meus Documentos “ no linux Ubunto isso tem auguma semelhança porque se cria pasta no linux da mesma forma que se cria no Windows ow seja no linux nos mesmos fazemos a nosa pastas Digamos assim …. ( meus documentos )
    O linus não tem uma pasta especifica pra arquivos do usuário ???

    Bom espero que vc/s me respondão !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *