Tutorial de instalação do Beryl no Ubuntu 7.04

Beryl no Ubuntu 7.04Como sei que ainda existem pessoas curiosas para instalar o Beryl no Ubuntu 7.04, estou passando aqui um tutorial completo de instalação.

Abra um terminal e digite:

sudo aptitude install beryl-ubuntu

Pronto, o Beryl já está instalado em seu Ubuntu 7.04: The Feisty Fawn.

Agora basta ir em Aplicações > Ferramentas de Sistema > Beryl Manager e brincar com os efeitos.

OBS: Sim, esse post foi apenas para tirar sarro da facilidade de instalação e reforçar aquela grande questão: “por que as pessoas ainda usam Janelas?”

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

48 opiniões sobre “Tutorial de instalação do Beryl no Ubuntu 7.04”

  1. Sou iniciante em Linux, mas com relação a sua pergunta “por que as pessoas ainda usam Janelas?”, acho que uma das respostas é: porque ainda existem meios para piratear o windows!! E o Tio Bill sabe muito bem que se de alguma maneira o windows realmente ficar á prova de pirataria grande parte dos seus “consumidores domésticos” vão partir para o Linux, e isso pra eles não seria nada bom…
    Com um maior número de pessoas usando Linux, os fabricantes de hardware e software, passariam a dar mais atenção a esse SO. Com um maior suporte as empresas também passariam a usar Linux de forma maciça e aí sim o Tio Bill teria um enfarto!

  2. Hahahaha não é tão simples assim como um apt-get… Se fosse tão simples, usuários com placas de vídeo ATI estariam rindo à toa 😉

    OBS: Sim, este comentário foi apenas para tirar sarro da dificuldade de instalação do Beryl no Ubuntu em PCs de usuários com placas de vídeo ATI, e reforçar a grande questão: “porque a AMD ainda não liberou os drivers sob uma licença opensource? =S

    Abraços!

    P.S.: Esse é o guia “simples” para usuário ATI -> http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Feisty_Installation_Guide

  3. respondendo:
    “porque as pessoas ainda usam janelas”

    porque minha radeon 9550 não funciona em linux nem com reza;
    e sim, já tentei de tudo, muuuuuuuuuuitas vezes.

  4. Ok, instalei o beryl-manager, mas como faço para que funcione? Não consigo fazer rodar os efeitos.
    Só estou com os efeitos de janela..

    Obrigado

  5. To vendo chover perguntas de pessoas com placas ATI, “aqui num deu!”! mas material é oq não falta pela internet!

  6. Caro André.
    Tutoriais como instalar o Beryl, na Internet está lotado. O que realmente faz falta é como fazê-lo funcionar. O interessante seria fazer um tutorial com exemplos de cada parte do funcionamento.
    Hoje o Ubuntu 7.04 já vem com um tratamento de desktop. Só que também falta intruções para utilizá-lo.Existe vários recursos que só poucos sabem utilizar e esses poucos dificilmente passam esse saber adiante, por exemplo, ouço muito falar do kiba-doc, mas o que é issso?
    Existem muitas dúvidas. A comunidade linux devia ser mais coesa e compartir mais conhecimentos ainda mais que agora o nº de usuários deve aumentar e bastante.
    Obrigado pela paciencia.
    Um abraço
    SantAnna

  7. Olá SantAnna,

    Realmente esse post não teve a intenção de instruir, mas de descontrair. Porém, há um esforço muito grande por parte da comunidade de software livre (incluindo a comunidade Ubuntu) em disponibilizar documentação.
    Se você for na ajuda do Ubuntu (Sistema > Ajuda) você vai encontrar guias para diversas coisas. Mas, realmente, não inclui tudo. Nesse caso você pode procurar no http://www.ubuntu-br.org . Existe uma equipe de documentação do Ubuntu-BR trabalhando o tempo todo para disponibilizar cada vez mais documentação de qualidade.
    Se ainda assim não encontrar o que deseja, mande um e-mail para [email protected] pedindo que disponibilize um tutorial sobre o que você precisa que a equipe de documentação vai ver o que pode fazer.
    Ainda há a opção de buscar ajuda no wiki do Ubuntu em inglês (https://wiki.ubuntu.com) que é bem completo.
    Sem falar de outros sites e/ou comunidades.

    Abração.
    Espero ter ajudado.

  8. Caro André.

    Obrigado pelo tutorial, com certeza é o mais fácil de todos.

    Após instalar o Driver da minha aceleradora Nvidia FX5200 pelo automatix, segui o seu tutorial de instalação do beryl e foi tudo instalado perfeitamente. Mas não funcionou corretamente de imediato. Tive que configurar o meu xorg.conf e adicionar na seção screen a linha:

    Option “AddARGBGLXVisuals” “True”

    POis quando eu ativava o Beryl, as bordas das janelas sumiam, mas após o acrescimo dessa dica retirada do Tutorial do Wolverine – http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=96a2b0721ebbb4337db941a2047db27d&topic=13169.msg69217#msg69217
    Tudo funcionou as mil maravilhas!!!!

    Abraços e Boa noite!

  9. Como é chato ver gente descobrindo por que Windows ainda existe, criticas a comunidade open source ser descentralizada e bla bla bla, o mesmo discurso a 3 anos.

    Ainda bem que tem gente que saiu desse nivel. Parabens pelo incrivel tutorial, vou instalar em casa 😉

  10. Meu problema está com ATI agora, quando usava os drivers anteriores da ATI detectava a minha placa de video traquilo, quando dou o comando “fglrxinfo” aparece um tal de Mesa GLX Indirect, sigo todo o procedimento desta página http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Feisty_Installation_Guide, mas quando uso o comando “sudo aticonfig –initial” aparece um monte de comandos e meu xorg é apagado, a sorte q faço backup e voltei o q era antes. Mas resolvi seguir o mesmo procedimento só que usando “sudo aticonfig –initial –force” modificou o xorg, mas a minha placa de video ainda não foi detectada, ainda está o Mesa GLX Indirect, vão dizer que é só eu ativar o Gerenciador de Drivers Restritos, fiz isso e realmente detecta, mas de vez ou outra a minha tela fica toda cinza, como se fôsse o travamento do windows tela azul. Ai resolvi fazer esse procedimento da página que citei, antes dava certo no Edgy, mas no Feisty ainda tá dando esses montes de comandos ao usar o –initial, será que tem onde baixar os drivers antigos, outra coisa, será que se eu voltar ao driver antigo vai funcionar no meu 2.6.20-16-generic.

  11. Camaradas, sou iniciante, mas tou muito empolgado, quero mais dicas, se for possivel, mandem para meu mail, acabai de instalar um dual boot no meu laptop e quero abandonar de uma vez por todas esse virus chamado windows, mas como ainda nao domino o LINUX vou comecar seguindo todas as dicas e macetes aqui deixados, valeu, vcs sao feras mesmo…

  12. Fala grande André! Rapaz, essa técnica ai não funcionou no meu, não…

    sudo aptitude install beryl-ubuntu

    Lendo Lista de Pacotes… Pronto
    Construindo Árvore de Dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Inicializando estados de pacotes… Pronto
    Construindo a base de dados… Pronto
    Não foi possível encontrar nenhum pacote cujo nome ou descrição casasse com “beryl-ubuntu”
    Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
    0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

    And now??? não existe mais os pacotes… sabe qual o repositório que ainda concentra os pacotes do Beryl?

  13. Pessoal pelo amor de deu me ajuda

    nao estou conseguindo instalar o ubuntu aqui :(
    alguem pode me dar uma ajuda????

    esta aparecendo bin/sh: can´t access tty logo no comeco da instalação!!!
    o que pode ser

  14. Ola..blz??teria como vc enviar um cd ou dvd do beryl para mim por correio????minha internet e muito lenta e não consigo baixar o progama….quanto vc cobra??? obrigado..

  15. Instalei com o tutorial , mas simplesmente desaparece os botoes de minimizar, maximizar e fechar..

    fica a janela chapada..

    eu uso uma placa nvidia

  16. Obrigado amigo Andre Noel, estava farto de procurar na net como instalar, e tu em 1 linha fazes tudo, incrível como colocas-te as coisas tão simples….
    Obrigado pela ajuda e continua que o pessoal precisa de pessoas como tu………

  17. olá galera sou novo na area e vou ver se esse ubuntu é mesmo bom , será ki ele ten até akele efeito de fogo no desktop? se alg souber me diga.

  18. Caro Frog…

    Tenho um pobre Pentium 4 de 1,5 GHz com 512 de RAM e uma placa de vídeo ATI Radeon e…
    nada de mais, nao tive de instalar nenhum driver.
    stranho. ainda nao entendi esse mistério das “ATI’s”

  19. ae velho sussa eu tava com o beryl no meu pc tava tdo certo so q eu tva querendo colocar umas parada do mac so q eu achei e tipo tentei e num deu certo dai
    o cara do tutorial disse pra desinstalar e instalar de novo o beryl q no dele tinha acontecido isso mais agora num da se eu tento pelo synaptic ele instala mais naum funciona se coloco do jeito q vc falou ele começa e da essa msg
    E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock – open (11 Recurso temporariamente indisponível)
    E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?
    Lendo Lista de Pacotes… Pronto
    Construindo Árvore de Dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Lendo informações estendidas de estado
    Inicializando estados de pacotes… Pronto
    Construindo a base de dados… Pronto
    E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock – open (11 Recurso temporariamente indisponível)
    E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?
    c puder me ajudar
    vlw um abraço

  20. Joao,

    Isso acontece se você tem outra instância do apt ou synaptic (ou algo do tipo) aberto ao mesmo tempo. Só é permitido um por vez.

    Mas se você tiver certeza que não tem nenhum outro aberto e continuar dando pau é porque a trava acabou ficando lá. Daí é só você apagar o arquivo /var/cache/apt/archives/lock, isso com permissões administrativas.

    Abraços.

  21. [email protected]:~$ sudo aptitude install beryl-ubuntu
    Lendo Lista de Pacotes… Pronto
    Construindo Árvore de Dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Inicializando estados de pacotes… Pronto
    Construindo a base de dados… Pronto
    Não foi possível encontrar nenhum pacote cujo nome ou descrição casasse com “beryl-ubuntu”
    Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
    0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
    É preciso obter 0B de arquivos. Depois do desempacotamento, 0B serão usados.

    que fazer????

    pc:
    p4dual3.4 1gb de ram 230 de hd (partição do ubuntu 50gb) placa de video ATI radeon x1500series

    oq ue fazer?

  22. Alguem pode me ajudar ?
    É o seguinte:
    To usando o Ubuntu 7.04 aqui a pouco tempo, instalei o Beryl e tava funcionando tudo direitinho…
    de um dia pro outro ta meio estranho… eu giro o “cubo” e nas “outras areas de trabalho” não aparecem o papel de parede que eu configurei, nem os atalhos nem nada…. se eu abrir uma janela, na hora que eu fecho ela fica na tela ( tipo uma sujeira de tela).
    Meu pc é um to usando uma nVidea GeeForce 128 MB
    Será que alguem pode me ajudar ???

  23. Agradecimentos:
    Problema ja resolvido….
    Por tentativa e erro desmarquei a opção “desktop manager supports viewports” dentro de “General Options” e funcionou…
    muito obrigado !!

  24. já instalei
    desse jeito mais ele na hora q vc vai selecionar o decorador de janelar beryl ele pisca e volta no metacity
    o q posso fazer tipo já instalei de tdas as formas mais ta assim agora tipo tava funcionado normal mais so foi eu atualizar uns programas q aconteceu isso dai tive q desinstalar e agora ele instala mais não roda o q posso fazer?
    valeu

  25. ou Andre sussa?
    da uma olha a tipo parece q o drive ta atrapalhando
    [email protected]:~$ glxinfo | grep direct
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Error: couldn’t find RGB GLX visual
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    Xlib: extension “GLX” missing on display “:0.0”.
    vlw t+

  26. francamente. hoje eu instalei pela promeira vez o ubunto. com beryl e tudo mais nao usei uma linha de comando sequer. realmete esse linux vai arrebentar. quero ver agora ele rodando aplicacoes windows ai o bicho vai pegar. que quizer alguma dica me fale!!

  27. desculpem pelos erros de portugues do ultimo post mas e que minha querida filhina de 2 anos tava no meu colo.. outra coisa qume quizer instalar o ubuntu+windows no mesmo hd e mais facil que chupar bala. minha dica e particionar o hd com o pq magic antes de instalar, criando a particao swap do linux e uma particao ext3 no meu caso ta funcionando 100% , ainda instalei a geforce mx440 64mb isso tudo em um duron 750+512 de ddr e incrivel o bicho nao trava com o beryl e mais de 15 janelas abertas escutando musica e video clip ao mesmo tempo. realmente estou impressionado.! agora quero rodar o wine nele! e ver o que vai dar . pois infelizmente ainda dependo do word. excel. poqer point etc.. nao por nao ter similar mais por comodidade e familiaridade com os mesmos!

  28. eu instale o Ubuntu 7.04 mais na hora de entra na tela da erro de frequencia como o monitor
    o meu pc tem esta configuração
    processador 1.300 Pro
    256 MB Memoria
    HD 20 Maxtor
    placa mãe MB 810
    Monitor PROVIEW 15″

  29. Essa noite baixei o Ubuntu 7.04 e instalei aqui em casa…
    Eu nunca havia me familiarizado com o LInux mas, agora to vendo que é tudo extremamente simples.
    Nossa, pra instalar o Beryl achei que seria complexo, mas nada além de um comando…
    \o/
    Os pacotes e tudo mais, bem simples, e tudo se encontra em foruns na net…
    Adeus Windows o/

  30. Eu fiz tudo como foi pedido mais quando dou enter ele pede a senha so que nao consigo digitar nao aparece nada… Por favor me ajudem…

  31. Andre, quando eu digito a minha senha no final da tela no terminal disse que tem um erro. É nescessario estar com net ativa?

  32. Olá galera, eu sou novato no linux e de cara já instalei o 8.04 lts, gostaria de saber se é possível fazer uma instalação do beryl nele tb quais os procedimentos (todos, desde o início), pois, como já disse estou crú em linux. Obrigado.

  33. olá a todos
    sou novato em linux e após digitar o comando o que me aparece é:

    “E: Couldn’t find package beryl”

    Alguém me poderia ajudar?

  34. Opa, o post foi para o ubuntu 7.04. Depois disso o beryl se uniu
    novamente ao compiz e a partir do 8.04 o compiz já vem instalado no
    ubuntu. Se quiser você instala o pacote compizconfig-settings-manager
    para fazer as configurações.

  35. ei cara o meu word não está pegando..
    está falando assim: O windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado. Talvez você não tenha as permissões adequadas para acessar o item.

    por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *