Somos LoCo!!!

Ubuntu-BR LogoParabéns ao Ubuntu-BR, que agora é oficialmente LoCo (Ubuntu Local Community/Comunidade Local do Ubuntu).

Acabamos de ser aceitos oficialmente pelo Conselho do Ubuntu como Comunidade Local, em uma reunião onde nem precisamos dizer muita coisa, pois, “sem querer se alugar mas se alugando”, nossa fama nos precede! :)

O Ubuntu-BR tem feito um ótimo trabalho em diversas áreas: suporte, documentação, tradução, segurança, eventos, etc. A aprovação da comunidade local foi “mera formalidade”.

Aproveitando um pedaço da página que o Ubuntu-BR fez para divulgar o que está fazendo para o conselho do Ubuntu, eis o que estamos fazendo:

O Ubuntu Brasil começou a cerca de dois anos e meio com a criação do Planeta Ubuntu Brasil e do nosso Wiki. Desde então crescemos em tamanho e qualidade a cada usuário que o Ubuntu ganha no Brasil e gostamos de acreditar que nós temos algo a ver com esse crescimento.

O que estamos fazendo?

  • Guiando e ajudando usuários – Tentando tornar o Ubuntu cada vez mais fácil, temos trabalhado duro para que os novos usuários se sintam confortáveis em sua nova comunidade. A página atual do Ubuntu-BR foi escrita pensando na usabilidade e acessibilidade. Para direcionar os novos usuários por onde devem começar, criamos a página ComeceAqui.
  • Divulgação – Com mais de 30 colunistas, o Planeta Ubuntu Brasil traz textos sobre o Ubuntu a cada dia aos usuários brasileiros, mantendo-os atualizados com as notícias sobre o Ubuntu, dicas e truques, além de oferecer o sistema a novos usuários.
  • Suporte – Para ajudar os usuários a obterem suporte e se envolverem com o Ubuntu, oferecemos suporte e um fórum de discussão. Nosso fórum em português é utilizado por pessoas de diferentes países que têm o português como língua principal, totalizando mais de 12.000 usuários registrados. As listas de discussão são uma outra forma de suporte e estão disponíveis livremente para a comunidade. A maior lista é a ubuntu-br, onde temos 1014 usuários registrados.
  • Documentação – As atividades principais do Time de Documentação estão relacionadas à criação de novas documentações (tutoriais, dicas, how-to, …) em português e organizá-las no Wiki. O conteúdo é focado em novos usuários, tentando tornar as instruções o mais simples de serem seguidas possível, uma vez que o número de usuários do Ubuntu no Brasil tem crescido rapidamente.
  • Tradução – Como você deve saber, o Time de Tradução é responsável por disponibilizar ao usuário final um sistema completamente traduzido em sua linguagem, e é isso o que o Time de Tradução para Português Brasileiro tem feito.
  • Eventos – Nós participamos de alguns eventos fazendo apresentações sobre a comunidade brasileira e sobre como utilizar o Ubuntu em casa ou no trabalho.
  • Também encorajamos novos usuários a participar ativamente da comunidade. Por exemplo, cada time tem uma página no wiki explicando como ajudar, contribuir e se juntar ao time, guiando o usuário através da rota mais “fácil” e “rápida” para contribuir. Veja a página Como Participar do Time de Documentacao, a do Time de Traducao e a Como Participar Geral.

O Ubuntu-BR é a nossa comunidade, só existe graças a participação de todos. Logo, todos estamos de parabéns pelo ótimo trabalho realizado.

Se você quiser colaborar, aprender ou divulgar, será sempre bem vindo!

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
Procure a COMUNIDADE LOCAL do Ubuntu em:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

3 opiniões sobre “Somos LoCo!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *