Dell ou HP?


Dell + Ubuntu

Atualização: A situação aqui no Brasil é um pouco diferente. Vejam os comentários abaixo.

Enquanto a HP simplesmente não recomenda a instalação do Linux, pois eles não tem a capacidade de garantir que os equipamentos deles vão funcionar, a Dell dá mais um ótimo passo em sua parceria com o Ubuntu.

Segundo o Mark Shuttleworth (em seu blog), a Dell incorporou o suporte a DVD em sua imagem do Ubuntu que vem pré-instalado. Reproduzindo o post do grande sábio:

Os bons companheiros da Dell adicionaram a capacidade de reprodução de DVD à imagem que eles pré-instalam para quem compra computadores Dell com Ubuntu.

Multimídia e DVD são freqüentemente citados como as maiores faltas para as expectativas de um “sistema totalmente funcional” para um consumidor típico. Idealmente, poderíamos disponibilizar uma grande experiência em multimídia em uma pilha de software livre, mas as patentes estado-unidenses tornam isso impossível, pois ate o momento requer software proprietário. Minha esperança é que a indústria de conteúdo perceba que DRM e restrições de reprodução são nocivas para seus próprios interesses, e que a decisão da EMI de vender MP3 leve a um movimento mais amplo longe de tecnologias restritivas.

Então, obrigado e parabéns à Dell por cuidar de seus consumidores, esta é mais uma razão para dar a alguém perto de você um Dell resistente a vírus, a spywares e baseado no Ubuntu em 2008 :-)

Seria bom se aqui no Brasil também ouvissem os desejos do povo…

Me ajude a ganhar um notebook
http://eeepc.andrenoel.com.br/

8 thoughts on “Dell ou HP?

  1. E ai Noel, blz?

    Não costumo comentar, na verdade este é meu primeiro comentário, mas estou sempre de olho aqui no planeta Ubuntu.
    Vou te falar, comprei recentemente um Notebook Vostro 1000, e o Ubuntu roda lindamente nele, não deu trabalho nenhum, parabéns pra Dell, tomara que ela dá próxima vez só não me obrigue a comprar com o Windows pré-instalado, ele durou menos de 10 min :-D
    É a unica coisa que falta na minha opinião, a gente ter a verdadeira escolha pra qualquer produto, de comprar ou não a licença do software e não comprar algo que nós não queremos, isso pelo que sei é venda casada, mas como não sou advogado …

    Abraço,
    Alfredo Ribeiro

  2. Eu comprei um HP V6210BR para os meus pais no começo do ano passado. Veio com Linux Mandriva 2007 funcionando perfeitamente, inclusive tocando DVD. Hoje, a HP/Compaq ainda oferece alguns modelos de notebook e desktop com Linux pré-instalado, enquanto a Dell do Brasil mal oferece FreeDOS como opção.

    Por isso, não acho uma boa promover a Dell ao invés da HP aqui no Brasil. A nossa realidade é bem diferente da realidade dos americanos, seu post deveria deixar isso bem claro.

  3. Correçao: comprei no começo de 2007. Minha cabeça parece já ter virado o ano. :)

  4. Concordando o que amigo thebluesgnr mencionou acima, não gosto dessa promoção da Dell por aqui. Não esqueço daquele caso em que a Universiade Federal Fluminense teve um problema com a Dell onde esta impôs restrições de utilização do seu equipamento comprado pela primeira ao saber que tratava-se de um instituto de pesquisas físicas.

  5. André como te acho um cara super serio resolvi propor a vc a divulgação no site desse projeto !!!
    acho que não existe maneira melhor de fechar o ano do que ajudando o proximo!!!
    vlw ;)

    Folding@Home: ajude na busca de curas!

    O Folding@Home é um projeto da Universidade de Stanford que visa encontrar curas para algumas doenças como o Alzheimer, mal da vaca louca e câncer, através da análise de proteínas outras dinâmicas moleculares. Isso demanda um alto poder de processamento, e é aqui que o projeto entra. O Folding@Home baseia-se na computação distribuída, onde computadores de quaisquer configurações fazem essas análises e ajudam na busca pelas curas das doenças.

    Era de se esperar que tal iniciativa gerasse uma saudável competitividade, e de fato, há times espalhados pelo mundo que buscam o topo do ranking do Folding@Home. O Brasil está lá também, através do Folding@Brasil, do qual o Guia do PC estreou há pouco tempo na forma de um subtime.

    Há algumas semanas fui procurado pelo Gerson, um dos mais ativos participantes do projeto no Brasil, que me perguntou se eu teria interesse em criar nosso subtime, participando ao lado de grandes sites, como o hardMOB e o Adrenaline. O Gerson publicou no fórum, numa sala especialmente criada para o projeto, vários tutoriais que ensinam, passo a passo, como participar.

    Portanto, se você deseja ajudar a Universidade de Stanford a encontrar curas para doenças mortais e perigosas, e além disso, fazer o subtime do Guia do PC subir no ranking nacional, acesse a sala, leia os tutoriais, e participe!

  6. Olá André, aqui no Brasil, a melhor empresa que dá suporte a Linux é sem dúvida a HP.

    O meu Compaq/HP veio com Mandriva com suporte a DVD, wireless, manuais em português para utilização do Linux. Foi ligar e sair usando.
    Já instalei o Ubuntu nele e todos os dispositivos foram encontrados de primeira. Instalação redonda!

    http://fronteira-digital.blogspot.com
    Josir Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

^ Voltar ao Topo