Chegou meu Eee PC! Primeiras impressões…

Foto do meu Eee PC

Finalmente vou parar de sofrer ameaças a minha integridade física por não ter ainda escrito um review sobre meu Eee PC… Ele chegou quinta e já dei uma boa brincada com ele…

Ele é chinês (manual em chinês, teclado americano/chinês…) e não achei no Xandros que vem nele a opção de configurar o teclado, por isso adicionei os acentos depois (no Ubuntu).

Teclado Inglês-Chinês

Mas vou dizer minhas impressões sobre ele, sobre o Xandros que vem nele e sobre meus testes com o Ubuntu Live CD…

Xandros (pré-instalado):

Pontos positivos:

  1. Muito rápido para inicializar
  2. O menu é bem simples e intuitivoInterface do Xandros Pré-instalado
  3. A tela é muito boa (apesar da minha ter vindo com um bad pixel)
  4. Bons programas instalados por padrão (Firefox, Pidgin, Skype [só que é a versão 1.4, que não tem suporte a webcam], OpenOffice.org 2.0, Frozen Bubble 2)Jogos
  5. Gostei da webcam e o programa dela funciona redondinho
  6. Vem com um dicionário Inglês <-> Chinês, da pra ler o manual e o teclado… :)Dicionário Inglês-Chinês

Pontos negativos:

  1. As opções do menu são muito restritas (não vem instalado terminal)
  2. A opção de Adicionar/Remover Programas funciona como a do Windows: só permite remover (deve ter alguma configuração para aparecer programas para instalar, mas já devia vir por padrão e esse review é da minha primeira impressão)Adicionar/Remover Programas
  3. As configurações dele também são restritas (não achei a configuração do teclado, por exemplo)
  4. O Firefox não abriu nenhuma das vezes que tentei, conectado ou desconectado (pode ser só o meu que esteja com defeito)

Ubuntu em Live CD (ou melhor, Live Pen Drive)

  1. O Eee PC é preparado para funcionar muito bem inicializando por dispositivos USB. Você pode inicializar por um sistema Live ou instalar o sistema (Ubuntu ou outro) e inicializar pelo pen drive como se fosse um outro HD, e nem precisa de GRUB.
  2. O Ubuntu já identifica boa parte do hardware. A resolução fica certinha, o compiz vem ativado (reconhece a placa 3D intel).
  3. E uma coisa muito boa: Ubuntu é Ubuntu :)

Pontos Negativos

  1. O drive da placa de rede sem fio não vem por padrão (solução abaixo)
  2. Não vem com programas para webcam, mas é fácil de instalar
  3. O mostrador da bateria não conhece exatamente o modelo do Eee PC, por isso pode indicar mais/menos bateria do que há (pelo menos até antes de instalar o script abaixo)

Se você quiser, no wiki do Ubuntu (em inglês) tem dicas para instalar e personalizar o Ubuntu em Eee PC. Dentre as dicas, tem a instalação do driver para placa de rede sem fios, personalização das fontes para tela reduzida, etc. Não sei se alguém já traduziu isso, mas se não traduziu posso fazer e colocar no wiki do Ubuntu-BR.

OBS: depois de fazer as coisas de acordo com o wiki, descobri que tem um script especial para instalar o que precisa do Eee PC. Funcionou legal para ajustar teclas especiais, controle de volume e wireless, etc.

Concluindo, gostei do visual e de algumas coisas do Xandros, mas achei limitado pra mim. Já instalei o Ubuntu (que também ficou rapidinho com compiz e tudo), porque pelo menos pra mim é mais negócio. Não entendi porque o Eee PC vem com anti-vírus, se é por segurança mesmo ou se para parecer mais com o Windows. Acho que o Eee PC é uma ferramenta muito boa para trabalho e, principalmente, mobilidade. Você leva ele como se fosse uma agenda.

Infelizmente ainda não comprei um Access Point (aceito doações), daí não consegui fazer outros testes… Engraçado foi um rapaz em uma loja me dizer que a vantagem do Access Point dele é que, dentre outras coisas, vem com rede sem fio… Se um access point não tiver rede sem fio ele é o quê?

Detalhe importante: nos primeiros dias você não vai conseguir trabalhar com ele. Todos que estiverem perto no seu escritório vão querer conhecer e usar um pouco ele… :) Não é o OLPC, mas é muito bonitinho…

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
http://www.ubuntu-br.org/comece

20 opiniões sobre “Chegou meu Eee PC! Primeiras impressões…”

  1. Ae Noel … enfim chegou!

    Po … vc diz que todo mundo quer conhecer …

    Acho que se eu chegasse no trabalho com um desses ninguém nem ia se interessar e capaz ainda de me zuarem … Ahuauhahu

    Boa sorte ae com seu Pequeno Grande Notebook!

    Abraços!

  2. Olá André.

    Depois da torcida toda que estávamos, foi muito gratificante ter o amigo como feliz ganhador da promoção, e agora mais ainda que o bixinho chegou. Legal, agora podemos trocar “figurinhas”.
    Para começar, na interface Easy Mode basta teclar Ctrl+Alt+T para acessar um terminal, que embora não seja grande coisa da para o gasto.

    []’s
    Arlei

  3. Obrigado…

    Fazzio, o povo aqui gosta de ver… Ainda mais com o compiz… 😀

    Arlei, brigadão, mas já foi pro saco o xandros…:)

    Vdias, não paguei nada… eu ganhei na promoção da 4linux…

    Abraços.

  4. Olá!

    Também tenho um eee pc e estou com dificuldades com o teclado. O meu eu comprei no Paraguai, e não sei como fazer com os acentos e Ç. Podes me ajudar?

    Obrigada!
    Anna

  5. Muito bom Noel..
    Mas acredito o seguinte.. ele é desenvolvido e focado para pessoas que não dão a minima para os pontos negativos que você citou..
    o próprio XO é assim também.. só que ele têm um terminal escondido que se não esqueci era ctrl+shit+0.. provavelmente o Eee PC deve ter algo do gênero também..

    Mas show de bola.. gostei do bixinho =)

    Abraços

  6. Oi Anna,

    No Linux que veio nele também não achei onde configura o teclado. Eu instalei o Ubuntu nele, agora tá redondinho…

  7. E ai td bom? Muito bacana esse EeePC, comecei a comercializar ele a pouco dias e fiquei muito surpreso com ele. Pena a maioria das pessoas quererem com Windows…. Estava lendo sobe o EeeXubuntu, você já utilizou, gostaria de uma opnião de quem entende do assuto sobre o mesmo. Abraços.

  8. Grande Andre!
    Hoje vim visitar seu site e vi que você ganhou um notebook. Que pena que não é um Apple, mas já é melhor que o Windows … (brincadeira)!
    Aqui, tava olhando o teclado dele e ele é de Taiwan, pois os caracteres (hanzi) são tradicionais, enquanto que aqui na China usamos o Chinês Simplificado. Taiwan é meio teimoso.
    Quando você vier pra cá agente troca pelo simplificado, 没关系。
    Muitas saudades de vocês, vamos conversar.
    John

  9. Parabéns Andre.
    Tinha até me esquecido dessa promoção da 4Linux, agora a pouco estava assistindo o programa Link Brasil da Rede Record New, sobre SL (com o pessoal a Hackerteen e o Marcelo Blanco, eo eeepc), foi ai que lembrei da promoção e fui la conferir.

    Precisamos marcar um ‘eeecontro’ de eeepcs ganhos em promoções :). (FLISOL?)

  10. Ola, adquiri faz poucas semanas um Asus EEE PC, mas notei q o game q vem no modo Easy – o Frozen Bubble, nao esta mais na parte de Games. Eh possivel reinstalar esse joguinho legal?

  11. Oi Christiane,

    Não usei muito o Linux pré-instalado. Instalei o Ubuntu por cima. Por isso não vou saber te ajudar, infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *