Utilizando o pen drive como memória swap

pendrive

Todo mundo sabe que o Eee PC tem uma memória flash bem restrita (o meu tem 4Gb). Ainda, seguindo conselhos de instalação do Ubuntu no Eee PC, fiz apenas uma partição em ext2 (que não tem journaling) e sem swap, para reduzir a escrita na memória flash, aumentando o tempo de vida da mesma.

Como ele tem 512Mb de RAM, para algumas aplicações você sente falta de uma swap. Por que não usar um pen drive como swap?

Bom, o processo é extremamente simples. Espete o pen drive. O Ubuntu monta ele automaticamente. Desmonte ele (pelo navegador de arquivos você pode clicar nele com o botão direito e selecionar a opção desmontar).

No meu Eee PC, o pen drive costuma ficar em /dev/sdc. Quando você monta você pode descobrir qual o dispositivo executando o “dmesg” no terminal. Então você formata o pen drive como swap:

sudo mkswap /dev/sdc1

Atenção:/dev/sdc1” é o endereço NA MINHA MÁQUINA… Verifique na sua para não formatar a partição errada. Não preciso dizer as conseqüências, certo?

Em seguida, você ativa o pen drive como swap:

sudo swapon /dev/sdc1

Para verificar se deu certo execute:

free

Você verá a quantidade de memória total, quantidade utilizada e quantidade disponível.

4 opiniões sobre “Utilizando o pen drive como memória swap”

  1. Boas,

    as pen’s tem um numero de escritas ao fim da qual a pen pode berrar, e o acesso swap pode ser fatal no tempo de vida de uma pen

  2. Tem um bom motivo para nunca se fazer isso, as memorias flash (usadas em pendrives, cartões de memoria e outros apetrechos) tem um numero finito de gravações. Este numero é bem grande e no uso normal de um pen-drive não é um problema. Porém se você faz swap nele a coisa muda de figura o seu computador pode chegar a gravar milhares de vezes no pendrive, e logo você terá queimado a memoria do seu chaveirinho.

  3. Olá Victor,

    Bons motivos… Mas se você tem um pen drive de 512Mb ou 1Gb que já esteja aposentando e prefere detonar ele ao invés de sua memória flash do Eee PC…

  4. Por que ao ligar o PC novamente a memória swap do meu PenDrive some. Tentei iniciá-la novamente através do comando swapon /dev/… e mesmo assim não à encontro mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *