Usando um Nokia 6110 no Ubuntu

Um dos meus últimos posts foi sobre como usar seu celular como um controle remoto no Ubuntu. Nele, eu expliquei como usar um celular simples (desde que tenha java e bluetooth) como controle para apresentações no OpenOffice.org, jogos, etc.

Hoje eu brinquei com um celular mais avançado, o recém lançado Nokia 6110. Já tratei de brincar com transferências de arquivos e outras cositas… Vou dizer de forma simples como conectá-lo em seu Ubuntu…

Usando o cabo de dados

Usando qualquer cabo USB -> mini-USB (o celular já vem com um desses), você espeta o cabo no celular e o outro lado no computador. O celular vai te perguntar o tipo de conexão. Você escolhe “transferência de dados”.

E voi lá, o Ubuntu o monta como um drive no sistema no lado esquerdo, como se fosse um pen drive.

Usando bluetooth

Pelo applet de gerenciamento do bluetooth do Ubuntu (aquele pequeno que fica perto do relógio), você clica com o botão direito e escolhe “Explorar dispositivo…”. Seleciona o celular e responde no celular aceitando a conexão (ele pede uma senha que você define na hora para a conexão). E voi lá também, o Ubuntu o monta como um drive no sistema no lado esquerdo do Nautilus, como se fosse um pen drive.

Gostei mais da opção pelo bluetooth. Tanto pelo fato de não usar um cabo, quanto pelo fato que ele te dá a opção de acessar a memória do celular e o cartão de memória do celular separadamente.

Resumindo, o Ubuntu tá cada vez mais fera nessa área. No próximo post vou relatar minhas experiências com o Amora nesse celular.

11 opiniões sobre “Usando um Nokia 6110 no Ubuntu”

  1. André Noel

    Tenho um Nokia N70 e no ubuntu 7.10 eu utilizava conforme você epxlicou neste post mas quando eu fiz uma atualização para o Ubuntu Hardy 8.04 a opção do Bluetooth para de funcionar e aparece simplesmente o dispositivo mas quando peço explorar ele não aparece mais as pastas.
    Você esta utilizando o 7.10 ou o 8.04 pois até o momento nao consegui uma resposta

    Att

    Rafael

  2. Olá Rafael,

    Estou usando no 8.04. Eu usei no 7.10 já e quando atualizei pro 8.04 ficou melhor ainda.
    Infelizmente não sei te dar uma resposta.

    Abraços.

  3. Andre

    Muito obrigado pela resposta vou fazer uma instalação limpa e ver se resolve o meu problema.

    Obrigado

  4. Amigos

    O Hardy parece ter um problema no sdptool, mesmo adicionando serviços manualmente é como se o ‘broadcast’ do serviço para outros devices falhasse.

    Caso vc tenha um Nokia S60, tente mandar um arquivo qualquer do celular para o PC usando o gerenciador de arquivos (opção ‘Send to’ ‘Using bluetooth’). O celular até ‘encherga’ o PC mas não serviços de porta serial (eu costumava usar o gnome-bluetooth).

    Com isso, o amora não vai funcionar no Hardy (até mesmo o PyS60 bluetooth terminal falha).

    O bug parece documentado no launchpad do Ubuntu, resta ver se os devels do Ubuntu vão consertar a coisa.

    []s

    Adenilson

  5. Dale André!
    Achei muito bom esse suporte do Ubuntu para os Celulares.
    O Ubuntu esta seguindo uma linha espetacular de tratamento com os drivers. Minha impressora, celular, bluettoth tudo mesmo (plug, 5 segundos and play). Bem diferente de quando eu usava Windows, que trabalha com (plug, install, CD, problemas, atualizações e finalmente talvez play(caso do meu celular)).

    Já aqui no Ubuntu 8.04, conectei os celulares D500, D600 e U700 (todos da Samsung) e funcionaram automaticamente como o seu. Isso que estou usando um bluetooth (do chinavasion) de 6 dolares sem marca.

    Em uma palavra:
    Perfeito!

  6. Andre,
    Sera que vc ja teria o programa ja no eskema pra instalar no cel?nao abusando da sua ajuda,sou leigo em ralaçao a drives.
    por que simplesmente copiei e colei na pasta do cel e nao deu nada.

  7. eu de novo
    consegui iinstalar valeu:
    esse controle liga e desliga aparelhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *