Politicocracia

Infelizmente não vivemos em uma democracia (sistema onde o povo governa), mas sim em uma politicocracia. Pensei estar inventando este termo, mas o Google conhece várias páginas que já o usam.

Em nossa politicocracia não votamos em pessoas, votamos em rostos.

Como assim?

Nós conhecemos os políticos apenas pelos rostos que vemos nos santinhos e no horário político. E, infelizmente, o rosto provavelmente vai ser a única diferença dos candidatos eleitos para os anteriores: veremos rostos diferentes dizendo as mesmas barbaridades que ouvimos todos os anos.

Vivemos em uma politicocracia selvagem, que engole todos os que tentam fazer algo e os torna apenas políticos como todos os outros, conhecidos então como “Vossa Excelência” – título mais importante que o caráter. A regra é: fazer leis opostas às leis dos partidos de oposição e barrar as propostas de adversários, não importando as vontades e direitos do povo.

Aliás, quem é esse tal de povo? Acho que essa palavra só é lembrada em ano eleitoral.

Enquanto isso a politicocracia decide que figurões envolvidos com a podridão política não pode ser algemada, só os ladrões de galinha.

Então não há solução? Não vale a pena saber de política?

Pelo contrário. Saiba, conheça, investigue e não acredite em tudo o que eles dizem. Robin Willians, no filme The Man of The Year, disse: “Políticos são como roupas íntimas: devem ser trocados sempre e pelos mesmos motivos”.

A minha aposta é em uma renovação. Faça o possível para trocar todos os vereadores e prefeitos de sua cidade. E, acima de tudo, fique de olho neles.

3 opiniões sobre “Politicocracia”

  1. A maioria dos seus artigos eu gosto,me identifico com sua maneira de pensar.Mas este eu vou copiar pro meu blog,isso é utilidade plública.

  2. OK, mas é nos que somos eleitores incompetentes aooescolher os menos pior, ou é o sistema politico que corrompe nossos eleitos ?
    Quem vota autoriza eles a aumentarem os proprios salarios, aprovarem gastos de milhoes em cafezenho e xerox.
    Como eles vão saber que nos não aprovamoa a politicocracia se estamos votando.
    Corupção é problema de pilicia não de eleitor.
    Se eu voto em branco deixo que um analfabeto P escolha por mim, mas quando escolho o menos pior me tormo um amalfabeto politico.
    acredito que não importa quem é eleito ou ele se corrompe ou não podera faser mada, isto é o governo dos politicos.
    Devemos ser honestos na urna, se aprovamos a politicocracia votamos escolhendo um substituto para o politico que esta saindo, porem se naõ aprovamos as leis feitas em beneficio proprio, devemo mos abter desta politicagem, e esperar que os votos em branco constarngam as instituições democraticas.
    A politicagem é a amaior ameaça a Demoracia, ao destruir a esperança do povo destrói a propria Democracia.
    Os pais da patria, não lutaram para implantar esta politicagem, eles moreram pelo fim da tiramia de quem se julga dono do poder do povo.
    nos querenos ser representados desde que ele seja nosso represntante e não dele proprio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *