Você vota em um político pelas propostas?

Aqui em Maringá isso é impossível!

A exemplo do que aconteceu nas eleições de 2004, todos os candidatos a prefeito possuem as mesmas propostas. Um propõe algo; se soa bonito todos copiam. O mais engraçado é que várias propostas de hoje são as mesmas de 2004.

Dentre as propostas estão:

  • Escola em tempo integral;
  • Construção do contorno norte;
  • Construção do viaduto da Morangueira;
  • Acabar com o trânsito no centro;
  • Construir centenas de hospitais;
  • Votação direta para diretores nas escolas; e
  • A eterna promessa de dar um jeito no transporte coletivo.

O mais engraçado é que algumas promessas não são viáveis, e sim bonitas…

Escola em tempo integral

Isso é algo muito bonito nos Estados Unidos, onde as crianças entram às 9h e voltam em torno das 15h, almoçando lá. Aqui eles prometem escola das 7h às 18h (ou até às 20h). Será que dobrarão o espaço físico e o número de funcionários para que as crianças que já estudam de manhã e as da tarde possam ficar o dia inteiro? E as crianças? Será que elas vão agüentar esse peso de passar o dia inteiro na escola? Concordo que isso pode evitar que as crianças caiam no mundo das drogas, mas também não pode ser obrigatório a todas.

Eleições diretas para diretores

Também é muito bonito em um estado democrático, mas já pensaram no efeito da politicagem nas escolas? Professores não tão preparados, mas bons de lábia (ou até armações) para virarem diretores… Sem contar aquela politicalha de desfazer tudo da gestão anterior e etc… Por que não um plano de carreira que contemple essas questões ou uma forma de avaliação?

Guarda Municipal

Isso, na verdade, foi promessa das eleições passadas. Todos os candidatos insistiam nisso como a solução do mundo e agora ainda usam a guarda municipal nas promessas prometendo colocá-los para fazer uma coisa ou outra.

O que foi feito? Colaram um adesivo sobre a fachada da Guarda Florestal, transformando-a em Guarda Municipal. Coincidentemente, começando o período eleitoral colocaram cones na frente do QG da Guarda Municipal, obrigando a redução da velocidade para verem que ela realmente existe. Além disso, colocaram a Guarda Municipal para ajudar as crianças a atravessarem as ruas em frente aos colégios.

Acabar com a indústria de multas

Foi outra promessa de todos na eleição passada. O prefeito atual acabou com a indústria de multas. Como? Ele gastou todos os talões de multa possíveis. Ironia de lado, ele acabou simplesmente afirmando que NÃO existe indústria de multas, e sim que as infrações devem ser penalizadas.

Concluindo

Continuamos na velha tradição de não poder acreditar em políticos. Fique de olho…

4 opiniões sobre “Você vota em um político pelas propostas?”

  1. Infelizmente em nosso país a idéia da política toma mais a forma posta por Maquiavel que a forma antiga, inocente, porém mais humana e honrada dos gregos.

    De pólis + ética nada sobrou.

    O que mais me deixa indignado é que o povo é praticamente apático, movimentando-se e expressando seu apoio político apenas na época de eleição, isso quando vislumbra uma possível forma de se dar bem durante esse período ou mesmo após seu candidato se eleger.

    É uma grande tragédia dos comuns, infelizmente.
    Aqui no Mato Grosso as coisas andam feias, uma campanha eleitoral de baixíssimo nível.

  2. Pois bem André, sou aqui de Foz do Iguaçu também no Paraná e posso dizer umas coisinhas sobre essas propostas.
    Nas eleições de 2004 sim foram propostas, mas o Prefeito eleito lá CUMPRIU, se não todas a maior parte, e ainda passando pela dificuldade do boicote do Governo Estadual.
    Analisando por partes, ao invés de se fazer escolas integrais, para atender as crianças durante um certo período e pronto, foram criados os Centros de Convivência, onde não só as crianças mas toda a comunidade tem direito de participar, estes ficam aberto durante o dia todo e alguns até a noite oferecendo cursos e atividades para as “horas vagas” das pessoas.
    Quanto aos hospitais, está sendo construido o hospital municipal, mas o melhor de tudo foi o fortalecimento dos postos de saúde, alguns tem uma estrutura tão boa que quase se comparam a hospitais.

    É isso as vezes o que eles prometem eles querem fazer, mas eu não escolho um prefeito com base nas propostas dele, e sim com base no que ele já fez, falar é fácil difícil e fazer.

    ps: Pior de tudo é ver os outros candidatos prometendo fazer o que o atual prefeito já fez… isso que é o mais ridículo…

  3. Por isso risquei o Papai. Por que havia errado. Quase que saiu Papai Noel, mas vi o erro a tempo de riscar o papai e colocar André Noel 😀

    Abraços
    do Terrinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *