Acordo ortográfico gerando confusão

Muitas pessoas ainda andam bastante confusas por causa do novo acordo ortográfico. Bom, para ajudar vou dar uma dica importante sobre os acentos: Nenhuma palavra ganhou acento, o que existe são palavras que perderam o acento, como “ideia”…

Viajando, pude perceber essa confusão em placas de trânsito. Veja essa:

A placa diz: “Curva acentuada”. Isso é um erro. “Curva” continua sem acento (pela dica que eu dei acima).

Teve uma outra placa (acabei não tirando foto) que dizia: “Mantenha a direita”. Se quisesse me dizer para ficar na faixa da direita, deveria estar escrito: “Mantenha-se à direita”. O hífen não morre nesses casos. Quando li “Mantenha a direita” fiquei em dúvida se a ordem era para eu não arrancar a minha mão direita ou para não arrancar a parte direita do carro….

Alguém tem ideia (sem acento)?

3 opiniões sobre “Acordo ortográfico gerando confusão”

  1. Bom, de acordo com o nivel de educacao da grande maioria eh complicado poluir as placas com acentos e tudo mais… concordo que existem varios erros ortograficos…. mas um caminhoneiro, que parou de estudar na quinta serie, passando por uma placa dessa a 100km/h nao conseguiria entender uma placa cheia de hifens e acentos… infelizmente eh assim q as coisas funcionam nesse nosso pais….

    Ps: desculpa a falta de acento nas palavras, estou nos EUA e o teclado nao estah configurado para pt-br… mas acho q mesmo sem acento todo conseguem ler esse comentario… certo??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *