Não posso dizer no blog o que o Jornal da Globo me pergunta?

O Jornal da Globo, comprando a briga do O Globo e outros, meteu o pau na Petrobrás (a quem acabei de aplaudir) porque ela (a Petrobrás) publica em seu blog o que responde aos repórteres antes que isso seja publicado…

Qual o mal nisso?

Resposta Curta: O jornal perde a chance de distorcer o que você disse.

Resposta Longa: A imprensa brasileira ainda se arrepia diante dos blogueiros e da internet em geral, acreditando que vão perder a audiência por causa dos blogs. Mas, para a imprensa perder a audiência para os blogs só se essa imprensa brasileira não tivesse credibilidade, e não é o que ocorre no Brasil (será?).

Gostei muito da resposta da Petrobrás: A informação que eles deram pertence a eles. E isso é óbvio. A imprensa precisa se desdinossaurizar (wow, inventei uma palavra) e fazer como os jornalistas espertos como o Tas, que há muito tempo adentrou à blogosfera e se deu muito bem com isso.

Se quiser ver a reportagem, acesse aqui.

Também, veja o blog da Petrobrás e o blog do Tas.

Jornal da Globo: fiquem tranquilos porque não vou publicar o que vocês me perguntarem, afinal, vocês nunca vão querer me entrevistar mesmo…

6 opiniões sobre “Não posso dizer no blog o que o Jornal da Globo me pergunta?”

  1. Há tanta coisa mal discutida, na França e na Inglaterra um candidato pode se eleito indefinidamente, só no Brasil isto incomoda. Não acho correto um mesmo governante indefinidamente, mas se ele for eleito democraticamente o que há de mal nisto? Distorcer a realidade das coisas é uma das artes da grande imprensa, a nossa sorte é que o povo é tão ignorante que só quer saber se o BARRUAN vai conquistar sua amada, ou ainda quem é mais chique no Big Brother 5014.

  2. André, assisti ontem o JG e achei absurdo também.

    Comentava hoje com uma colega como a argumentação dos jornalistas foi ridícula. Especialmente aquela analogia, total FAIL, de que é igual a alguém enviar uma carta e a pessoa divulgar, que isso seria roubo.

    Estou achando até que a tal umbigosfera anda muito quieta a respeito disso, primeiro blog que vejo comentar isso.

    Parabéns.

  3. Opa, obrigado…

    Também achei ridículo. Seria mais correto dizer que você me envia uma carta e eu respondo para você e para quem eu mais quiser, o que é direito meu.

    Abraços.

  4. O que me impressiona, na verdade, é que quase ninguém parece se perguntar POR QUE a presidência da PETROBRAS e o Governo Federal têm TANTO MEDO de ser investigado pelo Congresso Nacional – que apenas exercita uma de suas prerrogativas ao fiscalizar as ações do executivo – e ser questionado pela imprensa, para que a população tenha acesso à informação crítica e pluralista. Tanto esforço para evitar que sejam apuradas as denúncias que vieram á tona – vejam só – justamente através da imprensa, que agora parece estar sendo demonizada pelo governo e por todos os setores da esquerda!!! Que país é este em que está se transformando o Brasil? Isso vem de longe, desde aquela nefasta idéia de se criar um tal conselho federal de jornalismo, apenas para decidir o quê e como a população deve ficar sabendo, após passar – é obvio – pelo crivo do oficialismo. E essa gente ainda tem coragem de dizer que combateu a ditadura no Brasil. Só esquecem de dizer que, ao combater uma ditadura de direita – que é asquerosa – queriam implantar aqui uma ditadura comunista – o que é tão asqueroso quanto!!!! Sinto até medo de tanto autoritarismo

  5. @Eduardo

    Em teoria, toda CPI é boa. A idéia original da CPI é investigar algo. Mas todos sabemos que CPI é sempre uma forma de atacar o governo. Seja que governo for.

    De todo modo, é bom que se investigue.

    Aliás, um efeito colateral que espero que surja daí é acabar com os patrocínios a “cultura” idiotas que são feitos a tudo que é filme e gente consagrada como Fernanda Montenegro. Pra que ajudar quem já está por cima ?

    Ano passado, quando queriam mexer na lei de incentivos, dividindo com Esportes, todos esses peixes grandes atores da globo fizeram um escarcel. Quero ver se encontrarem algo.

    O mesmo vale para flamengo que é patrocinado a anos.

    Vamo ver !

    Foi meio off topic, mas precisava desabafar :D.

  6. Concordo com vc. Acho que se deve por fim a esse monte de patrocínio que só faz desperdiçar dinheiro que pertence a todos os brasileiros, que tem sido entregue a artistas, clubes de futebol, ONGs, sindicatos e sei lá mais o quê! Agora, é claro que com 8 dos onze integrantes da Comissão, essa CPI, se for realmente instalada – o que já está parecendo uma piada – vai dar é em nada, por isso nem dá prá acreditar que o governo esteja se prestando a isso que temos visto por ái (conchavos com o que existem de pior na política brasileira, como Sarney, Renan Calheiros e até – quem diria???!!! – Collor de Melo. É por isso que a imprensa tem que ser livre e forte. Os blogs também vem cumprindo bem o seu papel nesse mundão de informação em que se transformou a internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *