Reembolso do dinheiro do Windows, agora em 1ª pessoa

Agora em junho comprei um notebook da Dell, que alguns conheceram no FISL e outros conheceram no meu último post, e logo que recebi liguei para pedir reembolso do dinheiro do Windows. Vou contar como foi, até para que sirva de referência para outros.

Eu gostaria muito de comprar esse notebook já sem o Windows, fosse com o FreeDOS, que veio com o desktop que comprei na Dell há três anos, fosse com qualquer distribuição Linux, como vem no computador para todos… Mas a Dell não te dá opções em diversas das máquinas.

Então, aproveitei a experiência de um amigo que postei aqui no blog em 2007, e liguei o notebook a primeira vez, sem aceitar o termo da licença. Então liguei ao suporte (é aí que você deve ter paciência).

Comecei dizendo que recebi o notebook, que NÃO USARIA WINDOWS e que queria ver de devolver o windows e receber um reembolso. Me transferiram para outro atendente.

Repeti a questão, a pessoa pediu algumas informações (deu uma enroladinha), disse que não sabia se dava pra fazer isso e me passou para a terceira atendente. Daí essa foi até o final.

Com essa atendente expliquei novamente a situação e ela me disse que não dava pra fazer isso porque eu escolhi comprar com windows, quando deveria ter escolhido comprar na opção sem sistema operacional. Eu disse: “Moça, estou há um tempo pesquisando e escolhendo, e sei que em lugar nenhum do site de vocês existe essa opção sem windows, seja para o vostro ou para o inspiron”. Ela insistiu comigo que tinha.

Apelei para a licença. Disse a ela que estava com o computador ligado em minha frente e li para ela os termos da licença do windows que dizem claramente que se eu não concordar devo não aceitar e entrar em contato com o fabricante para pedir o reembolso. Percebi a surpresa na atendente. Acredito que não ficou surpresa com a informação, mas com o fato de eu saber disso. Bom, a informação ajudou, mas ainda assim ela insistiu que eu devia ter visto isso antes e o que poderia fazer era receber o computador de volta, me devolver o dinheiro para que eu comprasse uma máquina sem windows. Não era uma boa opção, pois seria mais um mês esperando o notebook.

Após argumentar mais, apelei para a venda casada, o melhor trunfo. Se o computador é vendido junto com o windows e eu não posso comprar só o computador isso é venda casada, principalmente quando o windows vem discriminado na nota, como vem nos computadores da dell. Ainda ela insistiu que não dava. Eu disse que então veria com o procon uma forma de receber o dinheiro de volta, pois um amigo que trabalhou lá me instruiu sobre a venda casada e também a licença do windows me dava esse direito. Nesse ponto, a atendente sabia que eu tinha razão, mas não dava o braço a torcer. Insistiu que não era venda casada porque eles dão a opção de comprar sem o windows e que o que poderiam fazer era aquilo de eu devolver o notebook. Não queria fazer isso, nem gastar tempo em um processo no procon.

Então, disse para ela simplesmente: “Moça, então vamos considerar que eu vou devolver o notebook para comprar outro sem o windows. Estou em uma outra máquina com internet e acessando o site de vocês. Por favor, me mostre onde posso comprar um notebook sem windows”. Eu disse isso porque sabia que essa área não existe. Ela ficou sem jeito, disse que não era coisa do pós-vendas. Eu disse: “tudo bem, mas se você me mostrar como faço para comprar uma máquina sem windows faço o que você me disse”. Ela simplesmente respondeu: “Vamos fazer assim, vou te dar o reembolso no valor de R$150,00”. E combinou como seria feito. Após meia hora de ligação a minha paciência foi maior do que a dela.

Ainda questionei que o valor da licença na nota era um pouco mais do que isso, mas ela disse que era o máximo que poderia me dar e me dei por satisfeito. Disse que em 20 dias seria depositado, mas tive que ficar no pé, pois levou quase 40.

Daí, durante o FISL, recebi uma ligação pedindo para eu confirmar o recebimento na minha conta. Olha que “bunito”:

59 opiniões sobre “Reembolso do dinheiro do Windows, agora em 1ª pessoa”


  1. Thiago dos Reis:

    Ou você podia usar a massa encefálica e comprar via 0800 pedindo para vir sem sistema operacional, em vez de comprar pelo site, gastar 1 hora de tel e ainda receber menos pelo windows.

    Amigo, te pago o notebook se tu conseguir comprar um note dell pelo 0800, i3 por exemplo, sem windows. Tu tem problema né meu? Não sabe o que tá falando.

  2. Muito bom o seu post. Quero comprar um desktop da e achei o da dell um boa opção, mas eu já tenho licença para o windows vista. Por isso não quero que me empurrem o Xp professional para mim. Vou seguir o seu post e ligar para eles depois que o produto chegar.

    O pior que tudo mundo sabe que isso é crime e a porcaria da justiça desse país não faz abusultamente nada.

    Parébens por pela paciência hehhe

  3. Show de bola!

    Mas fiquei com uma dúvida!!!

    No caso também poderiamos pedir reembolso do Office e do programa anti virus que também vem com o notebook?

    ABS

  4. Ow André, blz? Cara recebi meu dell inspiron faz 4 dias. Será que consigo fazer esse esquema do reebolso? O lance que já tireio o Windows e cheguei a concordar com o termo do windows. Estava querendo deixar com os dois sistemas, porém não tive paciência em autorizar de fazer a parada no windows, pois é muito burocrático. E ae vc acha que ainda dá tempo de conseguir ser ressarcido por eles? abração!

  5. Agora essa possibilidade de reembolso foi extinta pela maioria dos fabricantes, pois agora há um termo que se você não concordar com os termos do contratos você deve devolver o computador em até 14 dias no local de compra e estará sujeito às políticas de reembolso do local de compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *