Por que 25 de agosto?

Gostei do que vi nesse post e resolvi traduzir (tradução livre), já que eu e o Linux somos quase gêmeos, pois nascemos no mesmo dia (só muda o ano, os pais, o país, …). O curioso é que meu filho nasceu dia 03/07, que é mencionado abaixo.

Há, na verdade, três “datas de nascimento” para o Linux:

A primeira é 03/07/1991, quando Linus escreveu pela primeira vez a um grupo de notícias pedindo alguma informação que o ajudasse em um projeto. O projeto era, é claro, o Linux:

From:torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds)

Newsgroup: comp.os.minix
Subject: GCC-1.40 and a posix question
Message-ID: 1991Jul13, 100050.9886@klaava.Helsinki.FI
Date: 3 Jul 91 10:00:50 GMT

Hello netlanders,

Devido a um projeto que estou trabalhando (em minix), estou interessado na definição padrão posix. Alguém poderia me indicar onde acho as regras posix em formato legível pela máquina (de preferência)? Sites ftp seriam bacanas.

Linux Torvalds torvalds@kruuna.helsinki.fi

A próxima foi em 25/08/1991, quando Linus pela primeira vez “abriu o jogo” sobre seu projeto:

From:torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds)
Newsgroup: comp.os.minix
Subject: What would you like to see most in minix?
Summary: small poll for my new operating system
Message-ID: 1991Aug25, 20578.9541@klaava.Helsinki.FI
Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMT
Organization: University of Helsinki.

Olá a todos que usam minix-

Estou criando um sistema operacional (livre) (apenas como hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones AT 386(486). Estou me preparando desde abril, e está começando a tomar forma. Gostaria de receber qualquer feedback de coisas que as pessoas gostam ou não gostam no minix; como meu SO se assemelha um pouco (algum layout físico no sistema de arquivos devido a razões práticas) além de outras coisas.

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem estar funcionando. Isso implica que eu terei algo em prática em alguns meses, e gostaria de saber que recursos a maioria das pessoas quer. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas eu não prometo implementá-las :)

Linux Torvalds torvalds@kruuna.helsinki.fi

Finalmente Linus veio “chamar às armas” em 05/10/1991, quando escreveu isso:

From: torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds)
Newsgroups: comp.os.minix
Subject: Free minix-like kernel sources for 386-AT
Message-ID: <1991Oct5.054106.4647@klaava.Helsinki.FI>
Date: 5 Oct 91 05:41:06 GMT
Organization: University of Helsinki

Você suspira pelos melhores dias do minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios drivers para os dispositivos? Você está sem um projeto legal e morrendo de vontade de fincar os dentes em um SO que você possa modificar de acordo com suas necessidades? Você está achando frustrante quando tudo funciona do minix? Sem ter que ficar mais a noite toda para ter  um programa estiloso funcionando? Então esta mensagem pode ser exatamente para você :)

Como mencionei a um mês atrás(?), estou trabalhando em uma versão livre de um sistema similar ao minix para computadores AT-386. Ele finalmente alcançou um estado usável (embora não esteja dependendo do que você quer) e estou querendo liberar os fontes para ampla distribuição. Está apenas na versão 0.02 (com +1 patch (muito pequeno)), mas eu executei com sucesso bash/gcc/gnu-make/gnu-sed/compress etc nele.

Três claros candidatos à data de nascimento, mas é claro que só pode haver uma (lembrei do Highlander agora).

A mensagem de 03/07/1991 não chega a mencionar qual projeto é, enquanto a mensagem de 05/10/1991 se refere à mensagem anterior, onde claramente menciona “Estou criando um sistema operacional (livre)”.

Portanto, por convenção, o Linux “nasceu” em 25/08/1991.

A propósito, o nome “Linux” não veio do Linus. O nome foi dado por Ari Lemke, que escolheu esse ao invés do nome preferido por Linus quando criou o subdiretório para o código fonte no nic.funet.fi.

Mas qual era o nome preferido pelo Linus para o seu bebê?

“Freax”

Pode-se perceber que apesar do Linus ser um grande programador e líder, ele realmente deveria deixar o processo de criação de nomes a cargo de outras pessoas :)

Uma opinião sobre “Por que 25 de agosto?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *