O país que precisa de leis para que votem direito

Tenho um amigo que mora num determinado país, que não vou dizer o nome para que vocês não fiquem com má impressão de lá, que me contou sobre algumas leis que foram aplicadas lá, simplesmente porque o povo não sabe escolher seus governantes.

Uma das leis é uma lei que proíbe corruptos já condenados a se candidatarem. Eles chamam lá essa lei de “Ficha Limpa”. Isso é um absurdo! Primeiro porque em um país onde impera a democracia todos deveriam estar aptos a se candidatar. Segundo, porque um país com um mínimo de sabedoria não elegeria tais candidatos que foram pegos em crimes (eleitorais ou não).

Existe também uma lei que proíbe um político cassado de seu mandato a se candidatar novamente por 8 anos. Mas que absurdo! Em que país as pessoas votariam num candidato que foi cassado de seu mandato? O indivíduo foi retirado por algum crime e ainda haveria alguém que votaria para colocá-lo novamente no cargo? Esse meu amigo disse que até existe um caso nesse país onde um presidente foi deposto (há mais de 8 anos) por corrupção e hoje ele é o mais votado em seu estado.

Além disso, todos os cidadãos são obrigados a votar, como se não estivessem interessados em escolher seus próprios representantes, aqueles que vão influenciar diretamente as suas vidas por pelo menos 4 anos.

Meu amigo terminou a conversa me dizendo que a existência dessas leis é algo muito triste, porém necessária naquele país, pois, segundo ele, o crime e a corrupção já fazem parte do dia a dia do cidadão comum, que não sabe como lutar contra isso, e acaba achando tudo normal.

Que Deus abençoe aquele país!

2 opiniões sobre “O país que precisa de leis para que votem direito”

  1. esse pais se chama BRASIL, não precisa se preocupar com nossa imagem, já q ela já está bem suja

    infelizmente, se não fossem essas medidas por aqui, as coisas seriam muito piores

    o q mais fere a demoracracia, não é restringir quem pode se candidatar, e sim, dizer q uma pseudo-democracia é democracia

    pra mim, democracia não é obrigar o povo a votar e punir quem não vota

    o dia q talvez isso mudar por aqui, as coisas mudem um pouco

    agora estamos fardados a ficar no minimo 4 anos amarrados a um governo corrupto liderado por uma mulher bandida e terrorista completamente despreparada, pq o atual presidente deu esmola demais na região nordeste do pais ao inves de trabalhar pelo desenvolvimento e dar trabalho

  2. Bom, tudo que o amigo acima escreveu, e acrescento. O mal do país continua sendo a baixa educação, que perpetua a maioria miserável que constitui a população. O voto é obrigatório, pois isso é cômodo aos partidos políticos, já que conseguem fazer bem a propaganda de promessas impossíveis de serem cumpridas e os pobrezinhos miseráveis acreditam, chegando em alguns casos de venderem seus votos. Assim, os poucos mais esclarecidos e abastados não podem fazer muita coisa. É uma democracia de mentira, mas nisso, é assim no mundo todo.
    Sim, precisamos dessas leis, pelo que escrevi antes, infelizmente.
    Um adendo: Por falar em propaganda, quanto ao candidato “corrupto”, nunca nada foi provado e ele talvez tenha sido o melhor e mais honesto presidente que o Brasil já teve. Infelizmente, cercado de gente que era corrupta. Esse mesmo homem foi que fez fez de fato o Brasil crescer, desafiou muitos “poderosos” e acabou com má fama. A propaganda negativa que fizeram dele foi tão boa que perdura até hj, e até entre os mais esclarecidos. Pena. Claro que o que ajudou a propaganda foi UM erro, em todo seu governo, para tentar acabar com a inflação irreal que vivíamos, e a população desinformada contribuiu para nada dar certo, desesperados em tirar seu dinheiro dos bancos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *